Consultoria para Gestão de Negócios e Operações (SOLVIBIZ)

A única certeza que temos hoje é que mudanças ocorrerão. Como preparar a organização para prosperar num ambiente de constante mudança?




Escopo de Trabalho:


Definição de Missão e Visão, Avaliação e Projeções Mercadológicas (volume, crescimento, transparência e market share), de Ambiente de Negócios, Avaliação de Concorrentes, Tendências, Direcionadores de Mercado e Oportunidades de Crescimento, SWOT e Ações Relacionadas, Estratégia de Portfolio, Plano de Ação e KPI’s, Aplicação de Método de Seleção de Opções Estratégicas (Value Drivers e DCF), Balanced Scorecard,



Como abordar e desenvolver um mercado ainda não explorado?

Escopo de Trabalho:

Desenvolvimento e Análise de Mercado, Funil de Oportunidades e Valor Esperado, Gestão e Estratégica de Conta e Relacionamento (PRE – Programa de Relacionamento Executivo), Ferramenta de CRM (Garbage-in/Garbage-out), Reunião “Flip-Chart” (o fim do Powerpoint), “Net Promoter Score” (NPS), Identificação, Criação e Divulgação de Portfolio Sustentável (segundo parâmetros PRI e IFC).

 

Como reforçar a presença e prosperar no mercado de atuação?

Escopo de Trabalho:

Projeção de Vendas (“Smell Check”), Identificação de Gaps e Desenvolvimento dos Papéis do Gerente de Vendas (Empreendedor, Líder, Parceiro e Embaixador), Motivação de Equipe de Vendas, Identificação de Estilos e Comunicação Efetiva com Clientes, Análise e Transformação de Potencial de Geração de Valor na Transação (de venda reativa, fornecedor preferido, parceiro e consultor de confiança), Desenvolvimento de Promotores Dentro do Cliente e Resolução de Conflitos.

 

Operações
A estrutura não garante o sucesso, mas pode atrapalhar bastante e entregar o que foi prometido, no prazo certo, é condição básica para o crescimento dos negócios e reforço da marca. Como obter confiabilidade operacional sendo competitivo?

Escopo de Trabalho:

Análise e Adequação de Estrutura Operacional, Produção Lean (eliminando TIM WOODS), Crescimento de OTD, Redução de Backlog em Atraso e Mitigação do Efeito Hockey Stick (Programa PRIORITY LIST), Levantamento e Melhoria de Pegada (Carbon Footprint) da Produção, Programa “Horizontal” de Redução de Custo, Análise do Custeio da Produção e Adequação da Absorção, Programa de Acompanhamento e Eliminação da Má Qualidade (COPQ), Programa de Melhoria de Processo (“Twin Peaks”), Design para a Manufatura, SMS e Sustentabilidade. 

Serviços
Produtos desejados garantem o primeiro negócio. Serviços de primeira perpetuam a relação. Como fazer com que os clientes não se sintam abandonados?

Escopo de Trabalho:

Levantamento de “Calorias” da Base Instalada e seus KPI’s, Definição de Nível de Serviço, Customer Based Finder (demanda na origem), Consultoria Dedicada (“Trusted Advisor”), Retroalimentação do Design por Serviços (Alimentação Cruzada de Conhecimento), Serviço como Driver de NPS, Serviço como Driver de Margem.

 

Como emagrecer a organização e liberar capital para o crescimento? Quais opções de crescimento geram mais valor?

Escopo de Trabalho:

Programa “Donos do Capital de Giro” e seus KPI’s), Avaliação de Investimentos, Mapeamento e Projeção dos Direcionadores de Valor.



Que empregados são necessários para o crescimento projetado? Como atraí-los, retê-los e desenvolvê-los?

Escopo de Trabalho:

Mudança Cultural (“O Efeito Martelo”), Identificação dos Valores Organizacionais (“Espelho”), Habilidades de Valor (Fit4Us), Análise de Gaps entre Necessidades e Habilidades, Desenvolvimento da Liderança, Lidando Com o “Luto”, Comunicação Eficiente, Implementando a Cultura do Feedback, Avaliação de Performance, Plano de Sucessão, Retenção e Desenvolvimento de High-Potentials.

Atingir resultados a qualquer custo pode ter um alto custo. Como gerar valor fazendo o que é certo da maneira correta?

Escopo de Trabalho:

Levantamento de Riscos, Definição dos Preceitos e Dimensões (Disciplinas) do Programa de Compliance, Programa de Reforço e Automatização do Programa (“Ganhando Corações e Mentes”), KPI’s, Armadilhas Emocionais, Uso e Abuso, Fazendo do Compliance Parte do Negócio.

Cuidar dos empregados é o investimento de maior retorno numa organização. Como proteger a integridade física e psicológica dos mesmos, gerando valor?

Escopo de Trabalho:

Elaboração e Implementação de Programa Proativo (trabalhando na base da pirâmide de Heinrich), Definição das Disciplinas do Programa, Implementação de KPI’s, Atravessando a Mudança Cultural e as Armadilhas Emocionais, Protocolo de Comunicação e Análise de Acidentes (Safety Reports e Identificação de Causa-Raiz), Identificação de Condição Insegura, Usando o Walkthroughs (“se tornando visível”).

Uma estratégia nunca é completa se não contemplar potenciais parcerias, aquisições ou vendas de negócios e uma aquisição só termina com o fim exitoso da integração. Como usar o M&A como ferramenta estratégica e garantir o retorno projetado?

Escopo de Trabalho:

Análise da Indústria Segundo Porter, Preparação de “Business Plan”, Avaliação de Targets/Compradores Potenciais, Avaliação de Range de Preço, Análise e Suporte ao Valuation (Análise Crítica das Premissas e Metodologia Usada – “Reality Check”), Suporte à Negociação e Avaliação de Preço Indicativo, Suporte ao Plano de Integração, Concepção de “Retention Bonus”, Suporte à Preparação de “Teaser” e Book de Venda, Avaliação de Sinergias Planejadas (“Reality Check”), Avaliação de Múltiplos e Transações Similares.



Análise da Cadeia Produtiva de Equipamentos Submarinos e de Superfície e de Plantas de Processo, Levantamento de Conteúdo Local, Análise e Otimização de Logística Offshore, Análise e Projeções Mercadológicas, Estudos de Viabilidade Econômica de Novos Empreendimentos (Crescimento Orgânico e Aquisições), Análise SWOT e de Competitividade da Indústria, Planejamento de Operações de Perfuração e Completação de Poços.

Através de parcerias, oferecemos as seguintes soluções:
Eficiência Energética (EPC e Project Finance), Tratamento de Água e Efluentes, Racionalização e Reuso de Água, Descontaminação de Solo, Energia Solar Fotovoltaica Distribuída e Energias Renováveis, Revisão e Monitoração de Aderência à Legislação Ambiental (Federal, Estadual e Municipal), Revisão Legal de Contratos e Levantamento de Riscos Legais do Empreendimento.

 

Investimentos Sustentaveis e Start-ups (SOLVINVEST)


 

Se você possui a ideia, mas não sabe como transformá-la num plano de negócios sólido, nós podemos ajudá-lo. Se você busca o capital necessário ao seu empreendimento nas fases de start-up e consolidação, nós podemos intermediar esta busca.


 

Escopo de Trabalho:


Análise Crítica e Desenvolvimento de Modelo de Negócios (Barreira, Escalabilidade e Custo Marginal de Crescimento), Preparação de Plano de Negócios, Valuation, Estratégia de Saída, Agenciamento de Busca de Capital (Equity/Debt).








Se você está interessado em começar seu próprio negócio de energia solar fotovoltaica, nós fazemos as simulações e projeções de longo prazo que mostrarão o capital necessário, os recursos humanos e operacionais requeridos, o planejamento operacional e suas etapas e os resultados possíveis, de acordo com os seguintes modelos de negócio:

1 – Projeto, venda e instalação dos equipamentos em propriedades urbanas e rurais, com financiamento ao cliente e venda de recebíveis no mercado financeiro;
2 – Instalação de sistemas em propriedades urbanas e rurais, com venda de energia gerada.

Nos dois modelos, os seguintes parâmetros são visualizados através das simulações:











            • Crescimento de vendas e receita;







            • Crescimento de custos e despesas;







            • Crescimento de lucro operacional (EBITDA) e líquido;







            • Crescimento de geração de caixa (FCF);







            • Crescimento dos ativos fixos e circulantes (Estoque);







            • Crescimento do valor do negócio baseado no Valor Presente do FCF e no Múltiplo do EBITDA;







            • Necessidade de capital ao longo do tempo e projeção do endividamento;







            • Etapas da estruturação da operação;







            • Evolução do corpo de funcionários por categoria (Headcount);







            • Análise de cenários.