A face mais assustadora e triste da pandemia do COVD19 são as mortes. No entanto, entramos num período não menos crítico: o impacto do vírus e seus efeitos na economia, renda e emprego. Se até as grandes empresas terão desafios no curto e médio prazo, quem dirá as pequenas, micro e startups, cuja reserva de caixa e capacidade de endividamento são bem mais limitados. Muitos pequenos e médios negócios fecharão as portas se não se adequarem ao novo normal, decorrente da mudança de hábitos, procedimentos e rotinas. Neste “novo mundo” as pessoas estão se movimentando menos, interagindo mais virtualmente, se preocupando mais com a saúde física e mental, trabalhando mais de casa ou de ambientes seguros, com menos aglomeração, comprando mais serviços e produtos pela internet, buscando fontes alternativas de renda baseadas na internet e os custos do serviço presencial aumentaram sobremaneira em decorrência das medidas de segurança sanitária. Mas, como mudar e em que direção?

O que deve direcionar a mudança de cada negócio é a experiência do cliente. Cada negócio deve pensar como criar a melhor experiência possível para seu cliente quando este procura, adquire e usa seu produto ou serviço (oferta). A busca, aquisição, entrega e uso da oferta devem ser facilitados, a satisfação na aquisição e uso deve ser maior do que a propiciada por seus pares. O cliente tem que sentir que está comprando da empresa certa, que comunga com seus valores e aspirações pessoais, e isto só é possível se ele conhece de quem vai comprar ou está comprando. O produto e o serviço, adquiridos com alto grau de conveniência, têm que corresponder à expectativa e o suporte após a venda, fonte maior de frustrações, tem que criar nele a certeza de que não foi abandonado à própria sorte após “apostar” na empresa. Mas, como construir essa experiência?

Nós, Solvia e Axondata, podemos ajuda-lo. Juntos, podemos prover as ferramentas, buscar e analisar dados, extrair informações, propiciar insights e construir planos de transformação na direção de uma experiência que resulte no crescimento. A Axondata possui a plataforma de inteligência artificial Somma que pode ser usada, por exemplo, na construção de soluções que avaliam sentimentos e percepções do público alvo, permitindo um direcionamento de campanhas e mensagens, que façam recomendações com base em hábitos, que automatizem processos tornando a interação com os clientes mais eficientes, que extraiam inteligência de mercado de informações de dentro e de fora da empresa entre outros. A Solvia possui ferramentas e métodos já utilizados em diferentes negócios que permitem a identificação de oportunidades de diferenciação até então negligenciadas, a construção e condução de planos de transformação e, se for o caso, pode auxiliar na busca de capital para financiar a transformação.

Nosso objetivo é ajuda-lo a atravessar esta e outras tormentas tendo a certeza de que o nosso sucesso o tornará mais forte e competitivo. Procure-nos para saber mais.