A plataforma SolviBiz® é um guia usado na avaliação de negócios e projetos em fase embrionária (ideação ou start-up) e de crescimento (scale-up) ou já consolidados (maturidade).
Através dela, avaliamos o alinhamento e clareza de propósitos dos acionistas e do empreendimento, a adequação da governança, a indústria, o mercado e o empreendimento em busca de oportunidades de inovação (growth boosters) que propiciem um crescimento lucrativo sustentável. As oportunidades (boosters) a serem implementadas são selecionadas com base no potencial de crescimento, lucratividade, custo e facilidade de implementação e as áreas avaliadas são as seguintes:
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Modelo de Lucro
ou como o empreendimento converte a oferta em caixa. Aqui, avaliamos inovações na política de preços (freemium, permium, leilão, pay-per-use, etc.), financiamento, assinatura, licenciamento, liderança no custo, dentre outras;
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Parcerias
ou associações de qualquer tipo visando à geração de valor. Aqui, avaliamos oportunidades de alianças, fusões e aquisições, colaboração, licenciamento de tecnologia, mercados secundários (by-products, resíduos, etc.), dentre outras;
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Estrutura
ou como o empreendimento organiza e coordena ativos e talentos. Aqui, avaliamos oportunidades de padronização, aluguel ou compartilhamento de ativos e outros recursos, uso de talentos on-demand, alinhamento da estrutura com o negócio, outsourcing de serviços, gestão do conhecimento, dentre outras;
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Processo
ou como o empreendimento desenha e gerencia seus processos na geração de valor. Aqui, avaliamos oportunidades de crowdsourcing, produção flexível, enxuta e on-demand, localização, automação, dentre outras;
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Performance de produto
ou as características da oferta que a distingue das demais. Aqui, avaliamos oportunidades de customização, foco, simplicidade, segurança, funcionalidade, estilo, dentre outras;
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Sistema de produtos
ou como a oferta é complementada com acessórios e serviços. Aqui, avaliamos oportunidades de integração de oferta, plug-ins, bundling, plataformas, complementação, dentre outras;
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Canal
ou como a oferta é entregue ao cliente. Aqui, avaliamos as oportunidades de cross-selling, diversificação, venda direta, marketing multi-nível, entrega on-demand, oferta específica, dentre outras;
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Marca
ou como a oferta é representada. Aqui, avaliamos as oportunidades de “aluguel” de marca consolidada de terceiros, licenciamento da marca para terceiros, uso da marca para certificação, combinação de marcas, alinhamento entre valores, estilo de vida e marca, dentre outras;
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Engajamento do cliente
ou como as interações do cliente são promovidas. Aqui, avaliamos as oportunidades de facilitação, aumento da satisfação, da humanização e personalização da interação, de criação do sentimento de pertencimento, do envolvimento da comunidade, dentre outras;
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Serviços
ou como a oferta é suportada. Aqui, avaliamos as oportunidades de serviços de concierge, garantia, lease, auto-serviço, envolvimento da comunidade na identificação de melhorias ou solução de problemas da oferta, dentre outras.
A depender da abrangência das inovações adotadas, o crescimento poderá se dar em três níveis:
Incremental
quando envolve a melhora no atendimento aos clientes usuais. Mais afeito a negócios consolidados. Não recomendado para novos negócios.
Mudança de patamar
quando envolve o crescimento junto aos clientes usuais e a aquisição de novos clientes.
Exponencial
quando o status-quo é questionado. Pode alterar a estrutura de mercados e indústrias permanentemente.
Como o SOLVIBIZ é implementado
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1
Avaliação do empreendimento
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2
Avaliação do histórico de inovação da indústria
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3
Definição e quantificação das ações de inovação (receita e custo adicional, timing, facilidade de implementação e nível de barreira à concorrência)
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4
Construção das projeções e definição de metas
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5
Construção do plano de ação com indicadores-chave
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6
Acompanhamento da implementação do plano com monitoração através de painel de acompanhamento (dashboard).